Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano
A disciplina tratará de questões relevantes do campo da psicologia da educação, com foco nos seguintes temas: Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem humanos: conceitos, princípios, fases e determinantes. Teóricos e Teorias da aprendizagem (Jean Piaget, Levy Vygotsky, Henri Wallon). Estudos dos aspectos afetivo, cognitivo e moral do desenvolvimento humano relacionados a constituição do conhecimento. Influência de fatores sócio-histórico-culturais no desenvolvimento humano. Aprendizagem mediada, processo e dinâmica de grupo facilitadores do ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem. Tipos de aprendizagem. Fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem. A relação professor-aluno. A produção do fracasso escolar. Aprendizagem e novas tecnologias.
Psicologia e Educação
A disciplina tratará de questões importantes sobre a relação entre psicologia e educação, tendo como foco, temas tais como: perspectiva histórica da Psicologia; a Psicologia científica e o senso comum. As relações entre a Psicologia e a Educação e seus objetos de estudo. Estruturalismo, Funcionalismo e Humanismo. Concepções de sujeito à luz da Psicanálise, Behaviorismo e Gestalt. Observação comportamental no contexto educacional. Pessoa, personalidade e temperamento. Estruturas da Personalidade. Psicologia do Equilíbrio Emocional. Inteligências Múltiplas.
Estágio Supervisionado em Ambiente Escolar
Elabora e executa propostas de intervenção na forma de regência na educação infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas. Avalia coletivamente as experiências vivenciadas pelos alunos durante sua atuação docente nos diversos contextos sócio educacionais.
Fundamentos e Prática Reflexiva da Educação Infantil
A criança ao longo da história e as contribuições da Educação infantil para o seu desenvolvimento integral. A inserção da criança no ambiente escolar e o binômio cuidar e educar como aspecto diferencial na dinâmica pedagógica. Correntes e concepções teóricas e
metodológicas pautadas na interdisciplinaridade na Educação Infantil. Princípios e metas da educação infantil. Organização, planejamento didático, avaliação educacional e adequação do espaço e tempo na educação infantil.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
Estudo crítico da educação especial e inclusiva no contexto brasileiro, destacando aspectos conceituais, filosóficos e políticos para o atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais na perspectiva de uma educação inclusiva. Reflexão sobre a trajetória histórica e legislativa da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no sistema educacional no Brasil. Estudo sistemático da legislação brasileira quanto à educação especial e inclusiva e de suas relações com a formação do professor e de uma práxis pedagógica acolhedora das pessoas com deficiências e altas habilidades. |
Aspectos Biológicos da Educação
O objetivo é discutir acerca da neurociência cognitiva e as suas implicações na relação de ensino e aprendizagem
Aspectos biológicos da Educação
O curso tem o objetivo de trabalhar com os aspectos biológicos da educação!
Pesquisa em Educação
Introdução aos aspectos teórico-metodológicos na pesquisa educacional. A
construção do projeto de pesquisa e abordagens qualitativas em educação.
Pesquisa educacional: dimensões histórico-crítica e epistemológica. Paradigmas
contemporâneos, métodos e técnicas da pesquisa em educação; elaboração,
acompanhamento e socialização de projetos de pesquisa.
Prática Reflexiva no Ensino de Língua Portuguesa
Disciplina que propõe desenvolver estudo teórico-metodológico relativo à língua portuguesa como objeto do processo ensino aprendizagem na Educação Básica.
Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educativos
Estudo teórico-prático do uso das tecnologias da
informação e comunicação nos processors educativos e de sua importância para a
formação do professor. A apropriação dos conhecimentos básicos e a construção
do conhecimento através das novas tecnologias da informação e da comunicação. A
inserção no mundo das TIC e suas contribuições aos processos de ensino e
aprendizagem e à reflexão educacional.