Descolonização do Conhecimento: Universidade, Sociedade e Ambiente
Seja bem vindo ao componente
USA Universidade, sociedade e ambiente
Possibilitar aos estudantes as noções básicas sobre a sociedade, a universidade e o ambiente onde ambas estão inseridas.
Universidade, sociedade e ambiente
Historiar, discutir e caracterizar a sociedade contemporânea, o ambiente social e natural, a universidade, as interrelações existentes entre eles e a aplicabilidade destes conceitos à dinâmica social contemporânea.
Laboratório de Língua Inglesa I
Este componente objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa, entendida como somatório das habilidades gramaticais, sociolinguísticas e estratégicas, através da aquisição de funções da linguagem, com ênfase na aquisição de fluência oral e pronúncia do inglês como língua internacional. Uso de alguns símbolos do quadro fonêmico e interpretação dos mesmos.
GESTÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SUS
Reflexão sobre a importância do planejamento,
monitoramento, avaliação e sistematização de políticas públicas e a apropriação
destes instrumentos pelo conjunto dos atores sociais na perspectiva da gestão
estratégica e participativa no Sistema Único de Saúde (SUS); formas de gestão
participativa no SUS e análise de experiências relevantes de gestão participativa;
análise dos mecanismos, instrumentos e tecnologias de participação na gestão do
SUS; participação popular e gestão participativa no SUS; bases conceituais e
processos sociais de participação popular, controle social e gestão
participativa no campo da saúde; papel dos movimentos sociais populares, dos
espaços colegiados de controle social, de cogestão; papel dos gestores e do
conjunto dos atores para a efetivação da participação popular e da gestão
participativa na saúde.
CCS 382 - Estado, políticas de saúde e gestão de serviços e atualidades
Estudo das concepções filosófico-políticas de estado e sociedade; estado
sua natureza e funções, cidadania popular organizada e espaço público como
equalizador de oportunidades; Reconstrução histórico-crítica do contexto da saúde
na evolução do estado no Brasil, articulando aos processos sociais e de
cidadania; Reconstrução histórica da luta pela reforma sanitária e a construção
do SUS. Fundamentação filosófica, jurídica, política e organizacional do SUS. A
questão da universalidade, integralidade, equidade, participação social e
descentralização; Principais políticas atuais do SUS; Planejamento em saúde no Brasil
e na américa latina; Planejamento estratégico situacional (PES) e o uso do PES
no sistema de saúde.
Diversidades, Cultura e Relações Étnico-raciais T2
Formação da nação brasileira. Importância da Bahia e seus territórios na constituição da Nação, cultura e povo: econômico, político, artístico e lingüístico. Debates contemporâneos: desenvolvimento da Bahia e do Recôncavo. Teorias, políticas e práticas culturais, das diversidades. Relações étnico-raciais. Tradições históricas e culturais do Recôncavo, no diálogo entre as experiências das comunidades locais. Territorialidade e identidade.
Diversidades, Cultura e Relações Étnico-raciais T1
Formação da nação brasileira. Importância da Bahia e seus territórios na constituição da Nação, cultura e povo: econômico, político, artístico e lingüístico. Debates contemporâneos: desenvolvimento da Bahia e do Recôncavo. Teorias, políticas e práticas culturais, das diversidades. Relações étnico-raciais. Tradições históricas e culturais do Recôncavo, no diálogo entre as experiências das comunidades locais. Territorialidade e identidade.
UFRB 002 - Conhecimento, Ciência e Realidade
Realidade;
conhecimento filosófico e científico; concepções de ser humano e de mundo; ética
e moral, linguagens, lógica, ciência. Relação sujeito – objeto na produção do
conhecimento científico e filosófico; epistemologia e metodologia científica;
abordagens metodológicas de pesquisa. Estética. Atitude filosófica e
científica.
Laboratório de língua inglesa II
Consolidação da compreensão e produção oral e
escrita com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas no
componente língua Inglesa I. Ênfase na oralidade. Análise da morfologia da língua inglesa.
Estratégias de leitura: Skimming; Scanning; Antecipação e predição; Adaptação do tipo de estratégia x
tipo de texto x objetivos do leitor. Estruturas gramaticais
contextualizadas que auxiliam na compreensão do texto: Advérbios; Afixos
e formas –ING.
Leitura e Produção Textual T3
Componente curricular do Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos da turma T3 do Bacharelado interdisciplinar em Saúde. Um espaço virtual para textos, reflexões e sistematização de conhecimento.
Laboratório de língua inglesa III
Expansão e consolidação
da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e
da língua desenvolvidas no componente de língua Inglesa II. Estudo fonético de
língua inglesa. Análise de textos nos diferentes gêneros acadêmicos,
enfatizando aspectos linguísticos e discursivos, em níveis intermediário e
pré-avançado. Reforço da compreensão auditiva por meio de vídeos com exercícios
de interpretação textual. Expressar opiniões e necessidades. Fazer solicitações.
Descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais.
Compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da
área. Redigir cartas e e-mails em linguagem formal,
relatórios e currículos. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas
da
língua.
LABORATÓRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
EMENTA
Conceitos de leitura de texto, Modalidades e estratégias de leituras de textos acadêmicos (mapa conceitual).
Produção de textos escritos coerentes, coesos e funcionais.
Estratégias e problemas de argumentação.
Textos acadêmicos: resumo, resenhas, pôster, artigo, ensaio, memorial.
Apresentação oral de trabalhos.