CFP705- Agroecologia
Franklin Plessmann de Carvalho

CFP705- Agroecologia


O componente curricular "CFP705 - Agroecologia" visa refletir o processo de construção do pensamento agroecológico, analisando diferentes perspectivas teóricas e refletindo como estas perspectivas estão fortalecendo a construção e fortalecimento de modos de vidas mais sustentáveis.

Libras - Língua Brasileira de Sinais

Libras - Língua Brasileira de Sinais

Este curso atende a abordagem metodológica do componente Libras CFP 690 principalmente no "Tempo Comunidade"  do curso de Licenciatura (Plena) de Educação do campo do Centro de Formação de Professores.   

O curso Libras tem como objetivos específicos capacitar os discentes para:

  • Conhecer a visão contemporânea sobre os fundamentos da Inclusão e da ressignificação da Educação Especial da pessoa com deficiência principalmente da pessoa surda;
  • Traçar estratégias para a efetivação da educação especial e da educação de surdos na educação do campo;
  • Compreender as diferentes concepções sobre a surdez, assim como sua história, educação e cultura;
  • Conhecer e desenvolver o espírito crítico sobre as abordagens educacionais para surdos;
  • Problematizar as concepções incoerentes sobre o sujeito Surdo, bem como da Libras;
  • Situar a Libras dentro dos estudos Linguísticos;
  • Desenvolver produções didáticas de intenção informativa sobre a Libras, a Surdez e a Educação de Surdos. 


CFP694 - BASES EPISEMOLOGICAS DA AGROECOLOGIA
Franklin Plessmann de Carvalho

CFP694 - BASES EPISEMOLOGICAS DA AGROECOLOGIA

Este curso tem como objetivo apoiar a orientação das atividades da disciplina CFP694 - BASES EPISEMOLOGICAS DA AGROECOLOGIA, que é ministrada no curso de Licenciatura em Educação Apresentar/CFP, especialmente quando os estudantes estiverem no "Tempo Comunidade".

O curso tem como objetivo refletir:

1)as bases do novo espírito científico que propicia aporte para o desenvolvimento do pensamento agroecológico, articulando diferentemente conceitos, teorias e os aprendizados localizados, produzindo novas possibilidades de compreensão e descrição de realidades específicas, alterando a forma de pensar a objetividade e o rigor científico.

2)Apresentar as bases epistemológicas que articulam o saber dos agricultores, os conhecimentos tradicionais com diversas disciplinas científicas, numa postura crítica ao positivismo e a vulgarização científica, reformulando interpretações sobre os contextos sociais;

3) Apresentar o processo de construção do pensamento agroecológico: os movimentos sociais que impulsionaram a agricultura alternativa, a ecologização dos agroecossistemas e a compreensão dos modos de vida tradicionais;

4) Apresentação dos enfoques científicos experimentais, a identificação de agroecossistemas e modos de vida.