Tecnologias da Informação e Comunicação
Kleber Peixoto de Souza

Tecnologias da Informação e Comunicação

Movimento de Software Livre. Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Construcionismo. Softwares Educacionais Gratuitos. Multimídia e as possibilidades para a Educação do Campo.  Elaboração do Plano de estudo para o Tempo comunidade. Seminário Integrador.

Tecnologias da Informação e Comunicação
Kleber Peixoto de Souza

Tecnologias da Informação e Comunicação

Movimento de Software Livre. Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Construcionismo. Softwares Educacionais Gratuitos. Multimídia e as possibilidades para a Educação do Campo.  Elaboração do Plano de estudo para o Tempo comunidade. Seminário Integrador.

GPROGRAD 099 Trabalho de Conclusão de Curso
Alexandre Americo Almassy Junior

GPROGRAD 099 Trabalho de Conclusão de Curso

Orientação para a elaboração do trabalho de conclusão de curso: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A escrita do trabalho monográfico. Defesa do trabalho de conclusão de curso.

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Kleber Peixoto de Souza

Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

Aspectos culturais, neurológicos e psicológicos do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Estudos específicos sobre o ciclo da adolescência e juventude. Concepções de desenvolvimento humano e de aprendizagem.  Estudo da cultura e suas implicações para a educação. Estudo da psicologia e suas implicações para a educação. Ênfase nas funções centrais no desenvolvimento humano (Vygotsky): memória, atenção, imaginação e percepção. Estudos específicos sobre desenvolvimento e aprendizagem nos ciclos da adolescência e juventude.  A escola como espaço pedagógico de desenvolvimento e aprendizagem.

Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação
Rosilda Arruda Ferreira

Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação

A disciplina, volta-se à formação de professores para a abordagem da diversidade na educação escolar numa perspectiva inclusiva. Para tanto, faz uma introdução aos estudos sobre diversidades, gênero e sexualidade como construções histórico-sociais e suas relações com o corpo e a prática educativa. 

História e Cultura Afro-brasileira e Indígena
Secretaria PARFOR UFRB

História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

EMENTA: 

O componente discutirá: Educação para as relações etnicorraciais no Brasil; Escola, Currículo e Práticas Docentes antirracistas; Diretrizes curriculares para as relações etnicorraciais; Estrutura política/econômica e social das populações originais; Relações escravistas no Brasil; o tráfico e a resistência no Brasil; Legado das culturas africana e indígena no Brasil; as religiões; Descendentes de africanos no Brasil; o sincretismo cultural africano; o legado da Lei Áurea e o Período Pós Abolição; as contribuições no âmbito econômico, político e social dos descendentes de africanos e indígenas para a nação brasileira; territórios de identidade na Bahia.