LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
O componente curricular LIBRAS tem como objetivos específicos capacitar os discentes a:
· Compreender as diferentes concepções sobre a surdez;
· Analisar o contexto histórico, educacional e sócio – antropológico da surdez;
· Examinar as abordagens educacionais e políticas públicas para a educação dos surdos;
· Desmitizar, a partir dos artefatos culturais, conceitos sobre o povo surdo, bem como da Língua de Sinais;
· Reconhecer a Libras como língua natural;
· Conhecer
noções básicas da estrutura fonológica, morfológica, sintática, semântica e
pragmática da Libras.
DeDesenvolver diálogos em Libras.
Estágio Supervisionado III - Turma 02
O Estágio Orientado e
a superação da dicotomia teoria-prática por meio da pesquisa do/no ambiente
escolar e da/na comunidade em que a escola está inserida; Compreensão da
dinâmica da realidade escolar a partir da análise e problematização do seu
cotidiano; Identificação e análise dos fatores que interferem na atividade
docente; Planejamento participativo de situações de ensino-aprendizagem em
Biologia do Nível Médio.
Estágio Supervisionado I
A oferta do componente curricular Estágio Supervisionado
I tem como objetivo primordial possibilitar ao(a) acadêmico(a) conhecer a realidade da
instituição na qual se desenvolvem ações educativas em Ciências da Natureza,
nos anos finais do Ensino Fundamental, oportunizando a articulação entre a
teoria vivenciada na academia e o exercício profissional para o qual está sendo
preparado. Mais especificamente se propõe a: (a) ampliar a investigação de diferentes
realidades educativas no âmbito formal; (b) conduzir atividade diagnóstica, com coleta de dados, no
contexto da educação básica; (c) ampliar diálogo e cooperação entre as escolas da educação básica e o curso
de Licenciatura em Biologia da UFRB.
CCA 532GRA - AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO
Componente curricular do curso de Licenciatura em Biologia que discute o papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem, os objetivos e metodologias de avaliação. Avaliação e auto-avaliação na prática pedagógica do professor de Ciências Naturais e Biologia e práticas Pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular.
Didática I
A oferta do componente curricular de Didática tem como objetivos: (a) discutir sobre os diversos fatores que determinam e influenciam o ato de educa; (b) discutir sobre a configuração do objeto de estudo da Didática em diferentes perspectivas teóricas (c) problematizar o processo de ensino-aprendizagem a partir de situações vivenciadas ou apresentadas, identificando seus componentes e desvelando seus determinantes, (d) apropriar-se dos instrumentos teóricos e técnicos disponíveis para planejar situações de educação escolar.
Trabalho de Conclusão de Curso
A proposta do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal proporcionar experiências acadêmico-científicas aos seus discentes de forma a complementar o processo de ensino/aprendizagem, contribuindo ao aprimoramento da formação profissional interdisciplinar. Pretende ainda ser um espaço de discussão para o desenvolvimento de análise monográfica de cunho educacional, buscando aprofundar contato com literatura pertinente e redigir e defender monografia.
CCA464-Práticas Educacionais em Ecologia
Ementa: Aplicação de conceitos
fundamentais de Ecologia do indivíduo, de populações e de comunidades animais e
vegetais, sua importância na compreensão dos fenômenos ecológicos atuais e sua
relação com o indivíduo. O papel da educação na visão ecológica do ser humano.
Objetivos: 1.
desenvolvam habilidades importantes para o
planejamento e monitoramento de práticas educacionais de ecologia que permitam
a inserção ativa dos educandos no processo de ensino-aprendizagem ou outra
modalidade de ação educativa; 2.
desenvolvam autonomia para o planejamento,
condução e avaliação de ações e processos educacionais de ecologia;
professores de educação básica da Rede Oficial de Ensino à qual tiver acesso
Estágio Supervisionado IV
Ementa: Planejamento participativo de situações de ensino-aprendizagem; A atividade docente e suas especificidades; O Estágio Orientado e a superação da dicotomia teoria-prática por meio da pesquisa do cotidiano escolar; Compreensão da dinâmica da realidade escolar a partir da análise e problematização do seu cotidiano; Planejamento de situações de ensino-aprendizagem.
Objetivos: 1.
Desenvolver as habilidades necessárias à inserção
crítica e proativa nas atividades do ensino de ciências. 2.
Contribuir com o fortalecimento das relações de
cooperação entre as escolas de educação básica do município de Cruz das Almas –
BA e o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRB. 3. Planejar situações de ensino e aprendizagem a
partir de dados do cotidiano escolar, previamente coletados. 4.
Elaborar propostas metodológicas voltadas para o
desenvolvimento pleno do educando. 5.
Executar o projeto de intervenção elaborado como
atividade curricular do componente Estágio III.
Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas
Disciplina que propõe discutir as
políticas públicas de educação no contexto político, econômico e cultural. A importância das políticas públicas na prática
social da educação. Perspectivas e tendências das políticas públicas de
educação expressas nas reformas educacionais. O público e o privado, a
democratização e a qualidade nas políticas públicas.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Disciplina que pretende discutir Tipos de Pesquisa: histórica, descritiva, experimental. Métodos e técnicas de coleta de dados quantitativos. Elaboração de projetos de pesquisa. Pesquisa Qualitativa. Definições e objetivos. Função políticas e valores. Concepção, tipos e características. Organização da pesquisa. Áreas de atuação. Elaboração de projeto de pesquisa.
CCA521GRA - Estágio Supervisionado III
O Estágio Orientado e
a superação da dicotomia teoria-prática por meio da pesquisa do/no ambiente
escolar e da/na comunidade em que a escola está inserida; Compreensão da
dinâmica da realidade escolar a partir da análise e problematização do seu
cotidiano; Identificação e análise dos fatores que interferem na atividade
docente; Planejamento participativo de situações de ensino-aprendizagem em
Biologia do Nível Médio.
CCA264 - Educação Ambiental (Licenciatura)
Objetivo: Oferecer
instrumentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias de
educação ambiental que contribuam para a superação da cultura antropocêntrica e
individualista dos processos de gestão de políticas públicas.
CCA264 - Educação Ambiental (Bacharéis)
Objetivo: Oferecer
instrumentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de estratégias de
educação ambiental que contribuam para a superação da cultura antropocêntrica e
individualista dos processos de gestão de políticas públicas.
CCA 463 Zoologia dos Vertebrados
Ementa: Introdução ao estudo de vertebrados: noções sobre variedade de formas, funções, ambiente e modos de vida de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular.
Objetivos: Fornecer
informações essenciais sobre a Zoologia dos Vertebrados, possibilitando ao
estudante: reconhecer sistematicamente os representantes das diferentes grupos
de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos; reconhecer as particularidades
e especializações das estruturas e órgãos, que caracterizam estes grupos de
animais; conhecer aspectos da sua evolução, biologia, distribuição e
diversidade; conhecer algumas técnicas de preparação destes grupos de
vertebrados para armazenamento em coleções zoológicas.