ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
O Estágio orientado e
a superação da dicotomia teoria-prática por meio da pesquisa do cotidiano
escolar. Compreensão da dinâmica da realidade escolar a partir da análise e
problematização do seu cotidiano. Planejamento participativo de situações de
ensino-aprendizagem. Instrumentação metodológica voltada ao ensino de ciências.
Intervenção pedagógica aplicada ao Ensino Fundamental
da Educação Básica. Elaboração do relatório de Estágio.
OFICINA DE ENSINO EM BIOLOGIA
· Criar condições para que o aluno compreenda a ciência, seus produtos e processos, como construção crítica e histórica do conhecimento;
· Conhecer e utilizar referências teóricas que fundamentem a análise de propostas didáticas para o ensino de Ciências Naturais e Biologia;
· Analisar e atuar criticamente sobre as condições essenciais para uma qualidade de vida nos aspectos ambientais, sociais e da saúde humana;
· Dar subsídios para que o aluno possa adquirir novos conhecimentos sobre a relação da Ciência com a Tecnologia e a Sociedade bem como as tendências atuais para o ensino das Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio;
· Discutir criticamente os entraves e perspectivas do ensino de Ciências Naturais e Biologia e, sugerir metodologias alternativas de ensino-aprendizagem que possam auxiliar o professor no cotidiano escolar;
· Orientar a elaboração de materiais didáticos, de baixo custo, para o ensino de Ciências Naturais e Biologia;
- Planejar, vivenciar e analisar criticamente situações
do processo ensino-aprendizagem relativos a temas orientadores do currículo de
Ciências Naturais e Biologia.
TRABALHO DE CONCLUSÃO D
Estágio Supervisionado IV
A disciplina volta-se às atividades de regência no ensino médio, e acompanha os estudantes no planejamento participativo de situações de ensino-aprendizagem, buscando contemplar o debate sobre a superação da dicotomia teoria-prática por meio da pesquisa do cotidiano escolar. Além disso, busca a compreensão da dinâmica da realidade escolar a partir da análise e problematização do seu cotidiano
PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ECOLOGIA
Aplicação de conceitos
fundamentais de Ecologia do indivíduo, de populações e de comunidades animais e
vegetais, sua importância na compreensão dos fenômenos ecológicos atuais e sua
relação com o indivíduo. O papel da educação na visão ecológica do ser humano.
Sociologia e Antropologia da Educação
A disciplina trata dos fundamentos da Sociologia e da Antropologia e suas contribuições para análise do fenômeno educacional. Discute sobre a educação como processo social de reprodução de estruturas sociais ou de produção de contra hegemonia e traz para o debate questões relativas à cultura escolar, identidade e exclusão no contexto educacional brasileiro. A diversidade na sala de aula. Contempla ainda o problema do etnocentrismo a partir dos estudos sócio-antropológicos de temáticas atuais relacionadas à educação.
CET213 - Informática Aplicada a Educação
Apresentar os fundamentos teóricos e práticos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na formação do professor. Discutir as Tecnologias Educacionais na sociedade contemporânea.
CCA480-Biologia Celular e Molecular 2017.1
Componente ministrado ao curso de Licenciatura em Biologia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
O Estágio Orientado e a superação da dicotomia teoria-prática por meio da
pesquisa do/no ambiente escolar e da/na comunidade em que a escola está
inserida; Compreensão da dinâmica da realidade escolar a partir da análise e
problematização do seu cotidiano; Identificação e análise dos fatores que
interferem na atividade docente; Planejamento participativo de situações de
ensino-aprendizagem em Biologia do Nível Médio
Zoologia dos Invertebrados - CCA 483
Trata-se da disciplina sobre os animais invertebrados que compõe a grade de disciplinas obrigatórias para o Curso de Licenciatura em Biologia.
CCA 312 - Morfologia e Anatomia de Angiospermas
Disponibilizar material didático para os alunos