Educação Especial e Libras (Adventistas)
Este ambiente contém as atividades referentes aos componentes curriculares:
a) Educação Especial e Inclusiva
b) Libras
Para as alunas adventistas.
Aspectos Básicos da Psicopedagogia
O curso tem o objetivo de trabalhar com os aspectos introdutórios da psicopedagogia
Políticas Educacionais e Organização da Educação Brasileira
O curso se propõe a discutir as políticas públicas de educação no Brasil a partir de um enfoque histórico e de uma perspectiva crítica. Tratará ainda do sistema educacional brasileiro nos seus diversos níveis e
modalidades e em seus aspectos administrativos, didáticos e financeiros, visando conhecer a organização e os problemas da educação brasileira de forma contextualizada e crítica.
Projeto Integrado 2016.1 Turma 5
O Projeto Integrado trata-se de atividade integradora, de caráter obrigatório, para curso de Pedagogia do PARFOR - UFRB conforme definido em seu Projeto Pedagógico. O objetivo desta atividade é integrar os componentes curriculares cursados no semestre pelos alunos.
Estágio Supervisionado em Educação
Componente curricular que propõe analisar e refletir a prática docente seja na educação infantil e/ou nas séries iniciais do ensino fundamental por meio de observação direta em salas de aula, em escolas públicas, bem como através da utilização de vídeos, narrativas orais e escritas de alunos e professores, produções de alunos e professores, situações simuladoras e estudos de casos.
PROGRAD 099 - Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação para a elaboração do trabalho de
conclusão de curso: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Acompanhamento do desenvolvimento e escrita do trabalho monográfico. Organização e acompanhamento da apresentação da monografia.
Prática Reflexiva do Ensino de História
A história do ensino de história. A história do ensino de história e a construção de identidades - nacionais, locais, mundiais, sociais, étnicas, culturais, políticas. Tendências teórico-metodológicas no ensino de história. Metodologias de ensino de história presentes na história da educação brasileira· Materiais didáticos utilizados no ensino de história em diferentes contextos e épocas. Estudo da metodologia específica à área na atualidade tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia; o estudo do meio; ensino por temas; utilização de diversas linguagens para o ensino da história nas séries iniciais do ensino fundamental. Seleção dos objetivos e conteúdos que vinculem os conhecimentos de história ao cotidiano do aluno e aos acontecimentos da sociedade. |
Língua Brasileira de Sinais
Estudo dos princípios, conceitos e fundamentos
teórico-práticos da Língua Brasileira de Sinais- Libras, língua oficial da
comunidade surda brasileira. Abordagem conceitual e interativa das
contribuições da Língua Brasileira de Sinais para a inclusão social dos alunos
surdos. Reflexão sobre os fundamentos históricos da educação de surdos, bem
como da legislação específica e dos aspectos linguísticos constitutivos da Libras-Língua
Brasileira de Sinais.