Diversidades, Cultura e Relações Étnico-raciais
Formação da nação brasileira. Importância da Bahia e seus territórios na constituição da Nação, cultura e povo: econômico, político, artístico e lingüístico. Debates contemporâneos: desenvolvimento da Bahia e do Recôncavo. Teorias, políticas e práticas culturais, das diversidades. Relações étnico-raciais. Tradições históricas e culturais do Recôncavo, no diálogo entre as experiências das comunidades locais. Territoralidade e identidade.
|
Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Conceitos de leitura de texto, Modalidades e estratégias de leituras de textos acadêmicos. Gêneros e tipologias textuais. Fatores e propriedades de textualidade. Produção de textos escritos coerentes, coesos e funcionais. Estratégias e problemas de argumentação. Textos acadêmicos: resenhas, mapa conceitual, resumo, ensaio, artigo, pôster, memorial. Apresentação oral de textos acadêmicos: Seminário, Comunicação Oral.
Estudos em Saúde Coletiva T1
Conceitos chaves: saúde, doença; promoção da saúde ; prevenção de doença e agravos à saúde; saúde coletiva e modelos de atenção a saúde
Estudos em Saúde Coletiva T2
Conceitos chaves: saúde, doença; promoção da saúde ; prevenção de doença e agravos à saúde; saúde coletiva e modelos de atenção a saúde
CCS 661 - Comunicação e Educação em Saúde
Serão abordados aspectos relacionado a Educação e Comunicação e suas interfaces com a saúde e o SUS!
Diversidades, Cultura e Relações Étnico-raciais
Formação da nação brasileira. Importância da Bahia e seus territórios na constituição da Nação, cultura e povo: econômico, político, artístico e lingüístico. Debates contemporâneos: desenvolvimento da Bahia e do Recôncavo. Teorias, políticas e práticas culturais, das diversidades. Relações étnico-raciais. Tradições históricas e culturais do Recôncavo, no diálogo entre as experiências das comunidades locais. Territorialidade e identidade.
Laboratório de Língua Inglesa III
Curso de Língua Inglesa, que objetiva a expansão e consolidação da compreensão e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e da língua desenvolvidas no componente de língua Inglesa II. Estudo fonético de língua inglesa. Análise de textos nos diferentes gêneros acadêmicos, enfatizando aspectos linguísticos e discursivos, em níveis intermediário e pré-avançado. Reforço da compreensão auditiva por meio de vídeos com exercícios de interpretação textual. Expressar opiniões e necessidades. Fazer solicitações. Descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais. Compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área. Redigir cartas e e-mails em linguagem formal, relatórios e currículos. Aperfeiçoar a entoação e o uso dos diferentes fonemas da língua.
Laboratório de Língua Inglesa II
Curso de Língua Inglesa para discentes do
Bacharelado Interdisciplinar em Saúdeque objetiva a onsolidação da compreensão
e produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e estruturas
simples da língua desenvolvidas no componente língua Inglesa I. Ênfase na
oralidade. Análise da morfologia da língua inglesa. Estratégias de leitura:
Skimming; Scanning; Antecipação epredição; Adaptação do tipo de estratégia x
tipo de texto x objetivos do leitor. Estruturas gramaticais contextualizadas
que auxiliam na compreensão do texto: Advérbios; Afixos e formas –ING.
2016/1 CCS LABORATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA IV
Aprofundamento da compreensão da produção oral e escrita com a utilização de funções sociais e
estruturas mais complexas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmicoprofissionais
da área. Habilitar o discente a: participar de discussões e negociações em contextos
sociais, acadêmicos e empresariais; participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone,
bem como eventos acadêmicos e apresentações orais simples; compreender informações de
manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; compreender informações em artigos
acadêmicos e textos técnicos específicos da área; garantir a inteligibilidade nos contatos em
ambiente acadêmico, tanto pessoalmente quanto ao telefone; redigir textos técnicos e acadêmicos.
2016/1 CCS LABORATÓRIO DE LÍNGUA INGLESA I
Desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa, entendida como somatório das habilidades gramaticais, sociolinguísticas e estratégicas, através da aquisição de funções da linguagem, com ênfase na aquisição de fluência oral e pronúncia do inglês como língua internacional. Uso de alguns símbolos do quadro fonêmico e interpretação dos mesmos.