GENÉTICA GERAL
Professor Ricardo Franco Cunha Moreira

GENÉTICA GERAL

Proporcionar aos alunos de Engenharia Florestal conhecimentos da ciência da Genética em três níveis: (1) conhecimentos básicos sobre fenômenos, leis, e conceitos gerais desta ciência; (2) conhecimentos específicos aplicados na área da Ciência Florestal, ou que pelo menos têm importância maior para ela; (3) conhecimentos sobre os avanços mais recentes da genética, sobretudo os aplicáveis à Biotecnologia, e sobre o ferramental disponível na Internet e nas bibliotecas com o qual o aluno pode continuar a se aprofundar e se especializar uma vez finda a disciplina.



Trabalho de Conclusão de Curso
José Mauro de Almeida

Trabalho de Conclusão de Curso

È um componente curricular obrigatório segundo as Diretrizes Curriculares para o curso de Bacharelado em Engenharia Florestal (Resolução número 03 de 02 de Fevereiro de 2006). Todo estudante deverá apresentar mediante uma banca examinadora um trabalho de conclusão de curso (TCC) centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, onde o estudante deverá ser aprovado para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Florestal. O desenvolvimento deste trabalho deverá se iniciar pelo menos um ano antes da sua defesa e será orientado e acompanhado por qualquer professor da UFRB.

Tecnologia de Produtos Energéticos da Madeira
José Mauro de Almeida

Tecnologia de Produtos Energéticos da Madeira

A Energia da Madeira no Contexto Energético Brasileiro; A madeira como opção energética;

Propriedades da Madeira para Energia; Teoria da Carbonização; Combustão Direta; Fabricação

do Carvão Vegetal; Qualidade do carvão vegetal; O carvão vegetal na siderurgia; Recuperação e

Utilização de Subprodutos da Pirólise; Impacto Ambiental do Carvoejamento; Gaseificação;

Hidrólise da Madeira; Briquetagem de Biomassa para Energia; Extratos Florestais.

Deterioração e Preservação da Madeira
José Mauro de Almeida

Deterioração e Preservação da Madeira

Introdução ao estudo de agentes causadores de deterioração e os mecanismos de degradação da madeira. Agentes destruidores da madeira. Histórico da preservação de madeiras no Brasil. Preservativos de madeira. Métodos de tratamento da madeira e produtos ignífugos. Avaliação da durabilidade da Madeira; Aspectos econômicos da preservação de madeiras. Usinas de tratamentos. Controle de qualidade e da poluição nas usinas de tratamento da madeira. Técnicas construtivas para prevenir ataque de organismos xilófagos nas construções.

CCA028 - Botânica Sistemática T01
Patrícia Luz Ribeiro

CCA028 - Botânica Sistemática T01

A Sistemática Vegetal aborda o estudo taxonômico e evolutivo dos representantes da flora. Esse conhecimento é importante para uma correta identificação das espécies de valor econômico exploradas para fins alimentícios, medicinais, industriais, florestais ou ornamentais, assim como a realização de inventários sobre a vegetação, visando descrição da flora, exploração agrícola ou a conservação dos recursos ambientais. O estudo dos grupos de plantas num contexto evolutivo auxilia no entendimento das características morfológicas e ecológicas como fruto de um processo histórico e contínuo.  


Sociologia Rural
Ludmila Meira

Sociologia Rural

EMENTA O campo das ciências sociais e suas características metodológicas. As principais correntes sociológicas. Histórico da construção social da agricultura e da formação da sociedade agrária brasileira. Tecnologia e modernização da agricultura. Movimentos sociais. Questões contemporâneas sobre agricultura e sociedade. Elaboração e avaliação de projetos sociais.

Centro: CCAAB

Curso: CCA018 Sociologia Rural