CET214 - Matemática para Biologia - Turma 01
A Disciplina de Matemática para Biologia é uma disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em Biologia. Neste curso os alunos estudam Teoria dos Conjuntos, Conjuntos Numéricos e Funções na Reta. Tais conteúdos se mostram necessários para compreensão de outras disciplinas previstas para este curso, como Estatística, e conteúdos como Genética e Crescimento Populacional.
Na primeira unidade é estudado a Teoria Elementar de Conjuntos, apresentamos os conjuntos dos Números Naturais, Números Inteiros, Números Racionais, Números Irracionais e os Números Reais. Na segunda unidade os alunos estudam a definição de função, suas propriedades e funções de primeiro e segundo grau. Na terceira e última unidade, estudaremos as funções quociente, exponencial e logaritmo.
CCA 517 Fisiologia Humana
O componente curricular CCA 517 Fisiologia Humana prende-se ao estudo das funções gerais dos sistemas cardíaco, respiratório e renal; mecanismos de ação hormonal, das funções do sistema endócrino, de reprodução e desenvolvimento; sistema digestivo, nutrição, regulação do metabolismo interno e da temperatura corpórea em seres humanos.
CCA 330 Anatomia Humana
A disciplina CCA 330, voltada à estudantes do curso de Biologia - Bacharelado, trabalha aspectos morfofuncionais de alguns dos sistemas que compõem o corpo humano, em articulação com elementos da História da Ciência.
CCA 481 Anatomia Humana
A disciplina CCA 481, voltada à estudantes do curso de Biologia - Licenciatura, trabalha aspectos morfofuncionais de alguns dos sistemas que compõem o corpo humano, em articulação com elementos da História da Ciência.
CCA518GRADidática
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos. A relação professor-aluno. Planejamento de ensino: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação, planejamentos; tipos de planos de ensino. |
CCA518GRADidática
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos. A relação professor-aluno. Planejamento de ensino: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação, planejamentos; tipos de planos de ensino. |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Componente curricular que propõe discutir e analisar os aspectos epistemológicos e metodológicos
que possibilitem uma efetiva pesquisa na área Educacional; conhecer os métodos de pesquisa no contexto
educacional: possibilidade, desafios e perspectivas.
Orientar os estudantes para a produção do projeto de pesquisa.
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO
Componente curricular que propõe discutiroO papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem, objetivos e metodologias de avaliação. Avaliação e auto-avaliação na prática pedagógica do professor de Ciências Naturais e Biologia. Práticas Pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular.
Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas
Componente curricular que propõe discutir as políticas públicas de educação no contexto político, econômico e cultural de país capitalista dependente. A importância das políticas públicas na prática social da educação. Perspectivas e tendências das políticas públicas de educação expressas nas reformas educacionais. O público e o privado, a democratização e a qualidade nas políticas públicas.
Sociologia e Antropologia da Educação
A disciplina trata dos fundamentos da Sociologia e da Antropologia e de suas contribuições para análise do fenômeno educacional. Destaca a questão da educação como processo social de reprodução de estruturas sociais ou de produção de contra hegemonia, com a atenção voltada para o debate sobre a cultura escolar e a diversidade na sala de aula.
NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM
- Capacitar o aluno a entender o funcionamento geral do Sistema Nervoso e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem;
- Estudar e compreender, a nível global e integrado, as bases biológicas do desenvolvimento, do comportamento, da cognição e da linguagem, visando um melhor entendimento do conceito biológico de aprendizagem;
- Subsidiar o aluno a diferenciar dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem, bem como, orientá-los ao trabalho com crianças, pré-adolescentes e adolescentes que apresentam distúrbios cognitivos de ordem fisiológica.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
1. Promover situações de reflexão e discussão sobre a importância do professor de Ciências na sociedade contemporânea, especialmente na região do Recôncavo da Bahia;
2. Discutir a importância do estágio orientado para a formação de professores de Ciências, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
3. Propor ações pedagógicas e administrativas para superação de problemas observados no cotidiano escolar;
4. Planejar situações de ensino e aprendizagem e atuar na regência, a partir de dados observados no cotidiano escolar das escolas da Educação Básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
5. Estabelecer relações de cooperação entre as escolas da Educação Básica do município de Cruz das Almas – BA e o Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB.
Estágio Supervisionado I
A disciplina de Estágio Supervisionado 1, oferecido na Licenciatura em Biologia, busca promover a investigação social de realidades educativas nos anos finais do ensino fundamental como um instrumento fundamental para a formação dos futuros docentes, com foco na observação dos processos de ensino que acontecem na sala de aula e na dinâmica da vida escolar.
OFICINA DE ENSINO EM BIOLOGIA
· Criar condições para que o aluno compreenda a ciência, seus produtos e processos, como construção crítica e histórica do conhecimento;
- Conhecer e utilizar referências teóricas que fundamentem a análise de propostas didáticas para o ensino de Ciências Naturais e Biologia;
- Analisar e atuar criticamente sobre as condições essenciais para uma qualidade de vida nos aspectos ambientais, sociais e da saúde humana;
- Dar subsídios para que o aluno possa adquirir novos conhecimentos sobre a relação da Ciência com a Tecnologia e a Sociedade bem como as tendências atuais para o ensino das Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio;
- Discutir criticamente os entraves e perspectivas do ensino de Ciências Naturais e Biologia e, sugerir metodologias alternativas de ensino-aprendizagem que possam auxiliar o professor no cotidiano escolar;
- Orientar a elaboração de materiais didáticos, de baixo custo, para o ensino de Ciências Naturais e Biologia;
- Planejar, vivenciar e analisar criticamente situações do processo ensino-aprendizagem relativos a temas orientadores do currículo de Ciências Naturais e Biologia.CCA522GRA-Estágio Supervisionado IV
Ementa: Planejamento participativo de situações de ensino-aprendizagem; A atividade docente e suas especificidades; O Estágio Orientado e a superação da dicotomia teoria-prática por meio da pesquisa do cotidiano escolar; Compreensão da dinâmica da realidade escolar a partir da análise e problematização do seu cotidiano; Planejamento de situações de ensino-aprendizagem.
Objetivos:
1. Desenvolver as habilidades necessárias à inserção crítica e proativa nas atividades do ensino de ciências.
2. Contribuir com o fortalecimento das relações de cooperação entre as escolas de educação básica do município
de Cruz das Almas – BA e o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRB.
3. Planejar situações de ensino e aprendizagem a partir de dados do cotidiano escolar, previamente coletados.
4. Elaborar propostas metodológicas voltadas para o desenvolvimento pleno do educando.
5. Executar o projeto de intervenção elaborado como atividade curricular do componente Estágio III.
6. Inserir-se no cotidiano escolar sob a perspectiva da indissociabilidade entre teoria e prática.CCA464-Práticas Educacionais em Ecologia
Ementa: Aplicação de conceitos fundamentais de Ecologia do indivíduo, de populações e de comunidades animais e vegetais, sua importância na compreensão dos fenômenos ecológicos atuais e sua relação com o indivíduo. O papel da educação na visão ecológica do ser humano.
Objetivos:
1. desenvolvam habilidades importantes para o planejamento e monitoramento de práticas educacionais de ecologia que permitam a inserção ativa dos educandos no processo de ensino-aprendizagem ou outra modalidade de ação educativa;
2. desenvolvam autonomia para o planejamento, condução e avaliação de ações e processos educacionais de ecologia;
3. realizem, durante o curso de Práticas Educacionais em Ecologia, ações que concorram para a capacitação deprofessores de educação básica da Rede Oficial de Ensino à qual tiver acesso
CCA 483 - Zoologia dos Invertebrados
Ementa
Origem evolutiva, forma, função e diversidade dos diversos filos de invertebrados. Sua importância para a saúde pública. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular.Objetivos
Capacitar o aluno na compreensão da biologia dos
grupos mais representativos de invertebrados, através de estudos de morfologia
relacionados aos hábitos de vida do animal, assim como o significado evolutivo
de sua origem e diversidade. O discente consolidará os seus conhecimentos
dentro da sua própria experiência de vida em prol do desenvolvimento humano e
da importância da conservação das espécies.
CCA 312- Morfologia e Anatomia de Angiospermas
Morfologia e Anatomia de Angiospermas-Profa. Girlene Santos de Souza