CAH 603 - Teoria das Políticas Públicas III – Políticas Sociais no Brasil
Edgilson  Tavares de Araújo

CAH 603 - Teoria das Políticas Públicas III – Políticas Sociais no Brasil


EMENTA

Abordar as principais questões que atravessam a formulação e a implementação das políticas sociais no Brasil, destacando os elementos das relações entre Estado, suas institucionalidades, e a sociedade.

 

OBJETIVOS

·         Analisar os principais modelos e perspectivas teóricas sobre a formulação e implementação de políticas sociais, buscando identificar os marcos conceituais, desenhos e instrumentos de políticas públicas.

·         Discutir os elementos essenciais do processo de análise de políticas públicas sociais, seus atores, agendas, arenas, tipologias e modelos de tomada de decisão.

·         Compreender os modelos de proteção social e a construção do modelo brasileiro de seguridade social com base na análise das políticas de assistência social, saúde e previdência social.

 

 

METODOLOGIA

O curso será ministrado com aulas expositivas e dialogadas, visitas técnicas e outras atividades programadas tendo como princípios: a dialogicidade, o engajamento para a aprendizagem e construção coletiva do conhecimento, o cumprimento dos acordos previamente estabelecidos e possíveis negociações. Para tal, serão usadas como meios de interação nas aulas estudos de caso, casos de ensino, seminários, exercícios. Em algumas aulas serão usadas metodologias integrativas com base em técnicas e jogos teatrais, canto, imagens e outros recursos lúdicos.

Todos os temas serão trabalhados com base na associação entre os aspectos teóricos e experiências práticas dos alunos, além de experiências nacionais, estaduais e municipais.

Algumas atividades realizadas em sala de aula e extras, incluindo a apresentação de seminários, resolução de exercícios com base em questões de concursos e exames, visitas técnicas etc. irão compor avaliações de participação, sendo previamente informadas.

A leitura prévia do material indicado para cada tema seguindo o cronograma é indispensável a todos os alunos, como forma de propiciar o entendimento dos conteúdos a serem discutidos em sala de aula. O professor enviará os textos via grupo específico da disciplina no Facebook e indicará sites para que sejam realizados downloads.

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  1. Marcos conceituais sobree modelos de análise de políticas públicas sociais

1.1  Aspectos conceituais: multiplicidade e imprecisões sobre PP.

1.2  Politic, policy e polity.

1.3  Tipologias de políticas públicas.

1.4  Atores e arenas de políticas públicas.

1.5  O ciclo das políticas públicas: definição de problemas, formação de agendas, escolha de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extinção.

1.6  Instrumentalização de políticas públicas.

 

  1. Sistemas de proteção social e políticas sociais.

2.1  Conceitos básicos para a compreensão dos sistemas de proteção social.

2.1.1        Pobreza, risco e vulnerabilidade social.

2.1.2        Dependência e cuidados.

2.1.3        Universalismo básico e direitos sociais X focalização.

 

  1. A implementação e gestão das políticas sociais

3.1  O modelo de proteção social no Brasil

3.2  A proteção social não-contributiva: análise de serviços e benefícios sociassistenciais.

3.3  Descentralização e territorialização das políticas sociais.

3.4  Os sistemas federativos de políticas públicas.

3.5  Gestão da informação, monitoramento e processos de tomada de decisões no sistema de proteção social brasileiro

 

 

AVALIAÇÃO

A intenção da avaliação é abrir espaço para debates e conquistas coletivas, ressaltando que no decorrer dessa caminhada surgirão muitas possibilidades e também dificuldades, principalmente, tratando-se desta disciplina que costuma ser marcada pela pluralidade das formas utilizadas para avaliar.

Neste semestre serão adotadas as seguintes estratégias de avaliação:

a)      Fóruns virtuais de debate e sorteio para debate presencial

b)     Prova com consulta + Estudo de Caso

 

Critérios de avaliação:

Todas as atividades de avaliação, sejam escritas ou orais, levarão em conta os seguintes critérios: demonstração da aprendizagem justificada pela fundamentação teórica associada às experiências e práticas do aluno; desenvolvimento de reflexão e posicionamentos; organização, encadeamento de ideias (clareza) e capacidade de síntese (objetividade).


CCA 682 - ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Edgilson  Tavares de Araújo

CCA 682 - ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

EMENTA

Gênese dos sistemas políticos: da civita à sociedade civil e ao Estado. Transformação dos Sistemas políticos em Estado. Evolução do Estado e suas funções. Teorias do Estado. Conceito de Estado e de Política Pública. Welfare State e a Crise do Estado contemporâneo. Planejamento e intervenção estatal. A construção do Estado interventor no Brasil. Estado e planejamento no Brasil. Estado e globalização. Instituições políticas e atores sociais.

 

 

 

OBJETIVOS

·         Apresentar e debater conceitos e instrumentos de análise sobre Estado, sociedade e políticas públicas.

·         Analisar os principais modelos e perspectivas teóricas sobre a formulação e implementação de políticas públicas, buscando identificar os marcos conceituais, desenhos e instrumentos de políticas públicas.

·         Discutir os métodos e elementos essenciais do processo de análise de políticas públicas, seus atores, agendas, arenas, tipologias e modelos de tomada de decisão.

·         Compreender os modelos de Estado e de proteção social com foco na construção do modelo brasileiro de seguridade social.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

O curso será ministrado com aulas expositivas e dialogadas e outras atividades programadas tendo como princípios: a dialogicidade, o engajamento para a aprendizagem e construção coletiva do conhecimento, o cumprimento dos acordos previamente estabelecidos e possíveis negociações. Para tal, serão usadas como meios de interação nas aulas o uso de recursos audiovisuais, estudos de caso, casos de ensino, seminários, exercícios.

Todos os temas serão trabalhados com base na associação entre os aspectos teóricos e experiências práticas dos alunos, além de experiências nacionais, estaduais e municipais.

Algumas atividades realizadas em sala de aula e extras, incluindo a apresentação de seminários, resolução de exercícios com base em questões de concursos e exames etc. irão compor avaliações de participação, sendo previamente informadas.

A avaliação será processual realizada em duplas ou trios, consistindo na análise de uma política pública implementada no nível local no Estado da Bahia, seguindo roteiro previamente definido. Além da apresentação oral os estudantes deverão apresentar ao término da disciplina um paper contendo os principais elementos da análise.

Além deste trabalho, haverão atividades de participação em sala de aula (seminário e exercícios).

A leitura prévia do material indicado para cada tema seguindo o cronograma é indispensável a todos os alunos, como forma de propiciar o entendimento dos conteúdos a serem discutidos em sala de aula. O professor enviará os textos via grupo específico da disciplina no Facebook e indicará sites para que sejam realizados downloads.  Alguns textos não estão digitalizados, sendo necessário fotocopiar.

 

FORMA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

A intenção da avaliação é abrir espaço para debates e conquistas coletivas, ressaltando que no decorrer dessa caminhada surgirão muitas possibilidades e também dificuldades, principalmente, tratando-se deste componente curricular que costuma ser marcada pela pluralidade de posicionamentos ideológicos e teórico-metodológicos.

Neste semestre serão realizadas duas avaliações:

1)      Apresentação de duas resenhas críticas de textos obrigatórios indicados.

2)      Debate em sala de aula sobre textos indicados para cada aula.

 

Critérios de avaliação:

Todas as atividades de avaliação, sejam escritas ou orais, levarão em conta os seguintes critérios: demonstração da aprendizagem justificada pela fundamentação teórica associada às experiências e práticas dos estudantes; desenvolvimento de reflexão e posicionamentos; organização, encadeamento de ideias (clareza) e capacidade de síntese (objetividade).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.       Estado e sociedade: as tensões contemporâneas entre o público e o privado, entre a política, república e democracia.

2.       Reforma do Estado no Brasil.

3.       Estado, federalismo e governos subnacionais.

4.       Modelos de Estado de Bem-Estar Social, cidadania e sistema proteção social no Brasil.

5.       Gestão Pública e Políticas Públicas: abordagens teóricas e modelos de análise

6.       Análise Racional de Políticas Públicas: o ciclo das políticas públicas e suas críticas.

7.       Tendências pós-positivistas na análise de políticas públicas.